quinta-feira, 30 de julho de 2015

Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena, por Paula Autran

Investigar de que maneira o Teatro de Arena, com seu Seminário de Dramaturgia, procurou refletir sobre uma pedagogia da dramaturgia capaz de enfrentar a questão de uma representação nacional e popular é o maior objetivo da escritora e dramaturga Paula Autran com o lançamento do livro Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena (Dobra Editorial). Em um texto exclusivo para o nosso blog, Paula conta um pouco sobre o lançamento da sua obra.

paula_chagas3

Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena

O livro Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena é resultado da minha dissertação de mestrado. Olhando para o livro agora nem dá para acreditar no tanto de trabalho que existiu entre o início dessa pesquisa e esse momento em que escrevo aqui sobre ele. Escrever sobre dramaturgia brasileira é sempre complicado, aliás escrever sobre história do teatro brasileiro é complicado pelo simples motivo de que há ainda muito a ser pesquisado. Assim, somos pioneiros e temos que ir tateando em busca de material, em busca de hipóteses. O meu ponto de partida foi a vontade de saber um pouco mais sobre a história da dramaturgia nacional e sobre a história do ensino dessa dramaturgia. Dou aulas de dramaturgia há cerca de uma década, além de ser também formada em história e jornalismo (e também me arriscar na dramaturgia). Tudo isso junto me levou à uma busca por esse assunto.

Comecei a buscar qual seria o tema do meu mestrado e vi que havia muitas possibilidades. No entanto, ao vasculhar mais de perto, vi que o buraco era bem grande. Onde buscar? O que buscar? Para se chegar a um tema de estudo o caminho a percorrer já é bastante árduo. Nessa pesquisa me deparei com muitas referências ao Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena. Fui, então, conversar com meu possível orientador que sem poder me dizer muito mais, me indicou que fizesse o processo seletivo da ECA. Projeto feito, prova de língua feita, prova específica feita, entrevista feita (Ufa!) finalmente fui aprovada.

Aí... começou um novo e árduo caminho: cumprir quatro disciplinas, pesquisar, entrevistar, qualificar e escrever a dissertação, tudo isso em ... 2 anos! Fiquei um pouco mais aliviada quando consegui a bolsa da FAPESP. E aí como estava tudo tão fácil eu.... engravidei do Arthur, meu primeiro filho! E agora? Pensava eu. Não vou me alongar no caso, mas só quem passou por isso tem a dimensão do esforço que foi. São dois lados diametralmente opostos com os quais temos que lidar concomitantemente: nosso lado mais racional (o estudo para o mestrado) e nosso lado mais emocional, visceral, animal (a gestação, amamentação e primeiros meses/anos de um bebê).

Muitas, muitas vezes tive certeza que não ia dar conta, mas dei. E aqui está esse livro do qual tenho muito, muito orgulho. Nele há um pedaço importante da história da dramaturgia nacional em um dos seus capítulos iniciais que reverberam até hoje em todos os âmbitos da nossa cultura: teatro, televisão, cinema. O Seminário congregava grande parte dos integrantes do teatro daquela época, aceitava gente de fora, catapultava discussões, polêmicas, debates apaixonados de um grupo de pessoas completamente devotadas ao seu ofício. Foi um local no qual a dramaturgia passou a ser o motor por meio do qual o trabalho teatral era gerado. Todos se revezavam nos diferentes papéis necessários à realização de uma peça teatral, sem que com isso a voz do dramaturgo fosse diminuída, ali partilhava-se coletivamente o trabalho individual do dramaturgo, o que não tirava dele a sua autoria, mas envolvia a todos nesse processo.

Augusto Boal, Chico de Assis, Gianfrancesco Guarnieri, Nelson Xavier, Vianinha e tantos outros tiveram ali seus primeiros encontros com a arte da escrita teatral. A pesquisa debruça-se também sobre a teoria dessa dramaturgia que se une dialeticamente à sua prática. E mostra um pouco desse processo que mudou a face do teatro no país, com reverberações em muitas outras partes do mundo. Esse livro aqui é uma tentativa de contribuir para o debate, de contribuir para clarearmos um pouco nossa história. Há nele muitos fios puxados que precisam de muitas mais mãos para que continuem sendo desvelados.

Por meu lado sigo no doutorado, agora com Arthur já com cinco anos correndo pela casa (e por todos os lugares por onde passa...) e por vezes sinto a mesma sensação de que não vou conseguir dar conta de tudo isso. Mas em certas noites, olho para esse livro aqui, olho para ele dormindo e volto cheia de coragem para meus livros, meu computador, meus estudos e intuo que em breve estarei aqui novamente contando a história de um novo livro.

Capa_TeoriaePratica_01__

Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena
De Paula Autran
Dobra Editorial
120 páginas
Preço sugerido: R$ 30, 00










Nenhum comentário:

Postar um comentário